OS TRÊS PORQUINHOS – um ensaio aberto para quatro atores

Datas e Horários

20, 21, 27 e 28 FEV (sextas e sábados) I 21h

Sala e preços

Teatro Municipal Amélia Rey Colaço
12€

Aplicam-se descontos

Classificação

M/16

 

“Os Três Porquinhos – Um Ensaio Aberto para Quatro Atores” é um espetáculo que parte da estrutura da história clássica original — três irmãos, casas precárias, e um lobo (sempre feroz)  — e desenha versões paralelas que reinterpretam o mito através de problemáticas contemporâneas: crise na habitação, precariedade laboral, desigualdades sociais, políticas migratórias, fascismo, homofobia, entre outras.

Uma performance em permanente desequilíbrio entre o ensaio, a improvisação e a intervenção política – sempre com um pé na dramaturgia e outro na vida.

Este projeto nasce de um impulso íntimo de João André: criar uma versão justa e emocionalmente honesta da história preferida do filho — Os Três Porquinhos. Mas esse impulso rapidamente ganhou densidade política e estética. Uma história, aparentemente simples, esconde um conjunto de códigos, arquétipos e mensagens que resistiram ao tempo e que continuam a ecoar — ainda que de forma inconsciente — nos discursos atuais sobre família, segurança, sobrevivência e exclusão.

 

FICHA ARTÍSTICA 

Criação: João André

Texto: Carolina Picoito Pinto

Interpretação: António Pedro Lima, Carolina Picoito Pinto, João André e Maria Mouga Muge

Produção: Bruta Companhia de Teatro

Acolhimento: Companhia de Actores / TMARC

Apoio: Fundação GDA