
FORMADOR: Tiago Fernandes
DATAS: 12 de maio a 3 de junho
HORÁRIO: Segundas e Terças-feiras, 20h às 23h00
TOTAL DE HORAS: 24h (8 sessões)
PÚBLICO-ALVO: Profissionais das artes do espetáculo e estudantes da área
N.º MÁXIMO DE PARTICIPANTES: 12
LOCAL: Teatro Municipal Amélia Rey Colaço
Rua Eduardo Augusto Pedroso, 16A, 1495-047, Algés
VALOR: €200
PRODUÇÃO: Companhia de Actores
APRESENTAÇÃO / OBJETIVOS
Sanford Meisner integrou o célebre Group Theatre, coletivo fundado nos EUA, na primeira metade do sec. XX, que se dedicou à pesquisa e experimentação sobre o trabalho do ator.
Neste workshop, atravessaremos as principais etapas da Técnica de Meisner, visitando-as sempre numa dimensão prática.
Nos exercícios propostos, serão trabalhados conceitos como “primeira impressão”, “impulso”, “escuta”, “reação”, “resposta honesta”, “comportamento”, “ponto de vista”, “ação” e “objetivo”. Na fase final do workshop, serão trabalhadas cenas de peças de teatro, para aplicação dos conceitos em causa.
NOTA BIOGRÁFICA
Tiago Fernandes (Lisboa, 1981)
Estreou-se como actor no ano 2000, num grupo de teatro académico (CTRIP). Vê a formação como um acto basilar e contínuo, desenvolvendo-se neste ofício também através desses momentos, que desde sempre procurou e que continua a procurar.
Teve já oportunidade de aprender com profissionais como Alexander Gerner, António Terra, Ana Nave, Diogo Infante, John Frey, Marco Martins, Maria João da Rocha Afonso, Miguel Seabra, Natália Luiza, Natália Vieira, Seamus McNally, Sofia Cabrita, Tiago Rodrigues, Teresa Lima, entre outros.
Em 2010 fez o curso anual da Técnica de Meisner, com John Frey (Lisboa). Desde então, colaborou regularmente com este encenador norte-americano, que considera a pessoa mais marcante e influente no seu caminho.
Integrou o elenco dos dois espetáculos que John Frey encenou em Portugal e onde aplicou ao acting a Técnica de Meisner. Frequentou, a convite de John Frey, vários dos seus workshops, onde iniciou o seu caminho como formador. Mais tarde, quando o norte-americano regressou aos E.U.A., foi convidado para ser formador da Técnica de Meisner no seu estúdio de Lisboa (John Frey Studio for Actors).
Desde 2022 que tem desenvolvido iniciativas formativas da Técnica de Meisner, quer em produções independentes (tendo Joana Ruela como produtora), quer como convidado de algumas estruturas, por exemplo, o Teatro Meridional (“Workshop de Técnica de Meisner” e integrando estes conteúdos no “Ginásio do Actor”).
Além de actor, encenador e formador, é um dos diretores da Companhia de Actores e do Teatro Municipal Amélia Rey Colaço.